domingo, 22 de agosto de 2010

Colônia de Pescadores Z3

meninos jogando bolinha de gude- quando criança este era meu esporte. Ao fundo casas de moradia dos pescadores-Colônia Z3

embarcação de pesca artesanal partindo para a pescaria na Lagoa dos Patos



embarcação utilizada para a pesca- encontra-se em reforma


Seu Juca da Praia , orgulhoso com seu barco todo enfeitado - pesca camarão na safra




local de rerforma nas redes, mesmo domingo o pessoal trabalhava duro





uma pequena corvina pescada com linha ao longo da costa.





trecho de areia firme com área de preservação permanente e lagoa



pontilhão que cruzei no trajeto até a Colônia Z3



lindo este trecho no meio do bosque de preservação permanente


trecho de asfalto com placa indicativa do caminho a seguir




Um domingo sem chuva neste agosto que se despede. O sol porém apareceu depois das onze horas. Perfeito para um longão planejado há dias.

Depois de ler no jornal eletrônico
http://www.amigosdepelotas.com/ matéria sobre a Colônia de Pescadores Z3 decidi o percurso. http://www.amigosdepelotas.com/search?updated-max=2010-08-03T11%3A22%3A00-03%3A00&max-results=20

É uma comunidade junto a Lagoa dos Patos , que tem sua economia baseada na pesca artesanal e industrialização do pescado.

A distância percorrida até esta comunidade foi de 26 km, com trechos de asfalto e areia firme. Tempo gasto de 2.15 hs.

O diferencial de um percurso destes é que metade da distância percorri entre matas ciliares de conservação permanente a esquerda e a bela Lagoa me acompanhando todo tempo a direita.

O trânsito cedo da manhã era quase nulo, apenas alguns pescadores de linha da cidade que ficam na pescaria ao longo da orla.

Chegando na comunidade encerrei a corrida e fiquei algum tempo visitando as peixarias, fazendo fotos e conversando com algumas pessoas. Aproveitei para iniciar a divulgação do novo blog, destinado a quem não pratica exercícios físicos
http://www.tanaruapelotas.blogspot.com/ . O retorno para a cidade foi de ônibus em uma viagem de cerca de trinta minutos.




















8 comentários:

  1. Ótimo percurso eim!!!
    O blog ta bombando...
    è muito gratificante enxergar essa filosofia de vida. Espero que cada vez mais tragas ao blog lugares tão prazerosos. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito bom treinar por aí. Esses caminhos de terra rodeados de verde...oh... que é que um amante da corrida pode desejar mais?

    Gosto de ver, mesmo que seja um bocadinho só, essas diferentes realidades (da minha) e ainda de descobrir que há tantas coisas que não são assim tão diferentes. A bolinha de gude deve ser o "nosso" berlinde. Em criança também joguei porque sempre fui meio-arrapazada e gostava mais de brincadeiras de rapaz, talvez por ter um irmão mais velho e querer ser como ele..

    ana pereira

    Boa semana Eduardo

    Beijinho de Portugal

    ResponderExcluir
  3. Olá Eduardo, tudo bem?
    É um hobbie pra mim conhecer lugares diferentes, mas tenho que andar por tudo, onde moro tem umas cidadezinhas menores muito bonitas que dá pra ir ate elas de bicicleta mesmo, e muito verde também, o que é melhor ainda, atividade física em meio a natureza.
    abraços e otima semana pra vc e sua família

    ResponderExcluir
  4. oi, eduardo!!!!

    como sempre, seus percursos são lindos!!!
    esse trecho de terra, ladeado por todo esse verde, é um encanto!

    bolinha de gude... experimentei quando criança... até comprei pros meus filhos... trazem muitas lembranças dos tempos em que não havia tantos brinquedos prontos, dos tempos em que nós criávamos nossas brincadeiras e brinquedos!

    bons treinos!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mas que beleza de treino, PARABÉNS!!!
    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  6. un saludo desde Sevilla de un runner ,bo treino

    ResponderExcluir
  7. Como é compreensível que te fascinem todas as figuras humanas naquilo que é a sua essência, a essência dos seus sonhos, das suas realizações, das suas aspirações, da sua alma! Perceber como tradições, cultura, genética, hereditariedade e meio ambiente, formaram aquele ser, é apaixonante
    E depois, com a tua generosidade, vais aproveitando as circunstâncias para auxiliar quem se cruza no teu caminho, levando a perceber como se pode ter uma vida saudável e até (porque não juntar o útil ao agradável) melhorar o aspecto, a imagem de nós que se passa cá para fora.

    ResponderExcluir

obrigado por seu comentário-sua mensagem sera publicada em breve.